Lucas di Grassi abandona corrida em Marrakesh

Atual campeão mundial da Fórmula E, Lucas Di Grassi teve novamente uma atuação impecável durante a terceira etapa do torneio, disputada neste sábado (13) no Circuito Internacional Moulay El Hassan, na cidade marroquina de Marrakesh. Mas um problema técnico no motor do Audi e-tron FE04 acabou tirando do brasileiro tanto a pole position quanto a chance de brigar por sua sétima vitória na categoria. “Nosso carro estava muito bom em termos de desempenho, tanto que fui o mais rápido no primeiro treino e meu parceiro, Daniel Abt, foi o mais veloz no segundo. Contra um defeito que não se consegue solucionar, o piloto não tem o que fazer. Mas continuo confiante na nossa equipe e no trabalho que estamos realizando para 2018. Fiquei especialmente triste por que nesta corrida o público me elegeu entre os três pilotos que receberam o fanboost. Agradeço a todos o apoio e espero retribuir a altura na próxima corrida”, resumiu Di Grassi.

Depois de ter sido o mais veloz no treino de abertura e de ter ficado em segundo no treino seguinte, Lucas foi para as tomadas de tempo no primeiro dos quatro grupos que a organização divide o grid. Com a pista suja de areia e ainda pouco emborrachada, o brasileiro cravou uma volta impressionante apesar das condições, que permaneceu como a melhor até ser superada pelo sueco Felix Rosenquist e terminar a primeira fase da classificação como o segundo melhor entre os 20 carros inscritos. “Até este momento estava tudo perfeito, pois mesmo entrando na pista no primeiro grupo, com a pista ainda menos emborrachada, fui para a fase final da classificação, a superpole, com chances iguais aos demais concorrentes. Toda a equipe estava confiante de que tínhamos chances reais de cravar essa pole”, explicou o brasileiro.

Lucas foi o penúltimo a entrar na pista na superpole – e novamente foi impecável. No primeiro dos três trechos em que se divide a pista para fins de cronometragem, o piloto da equipe Audi Sport ABT Schaeffler foi nada menos que 0s8 mais veloz que a volta do pole position Sebastien Buemi. Tudo indicava que a pole estaria no horizonte de Lucas, mas já no segundo trecho o motor passou a apresentar falhas com um perfil semelhante ao acontecido na etapa anterior, Hong Kong. No traçado de rua chinês, o brasileiro teve que abandonar a corrida. A partir do defeito em Marrakesh, o carro passou a andar muito lentamente – tirando de Lucas a chance de conquistar sua quarta pole na categoria.

Na corrida, devido ao problema técnico na classificação Lucas teve que largar em quinto. Depois de um início de prova bastante agitado, o brasileiro passou a trabalhar sua estratégia de fazer ultrapassagens para chegar nas voltas finais em condições de conquistar a vitória – uma progressão muitas vezes vista em uma categoria cheia de alternativas, como a Fórmula E. Na sétima volta, quando já ocupava a quarta posição, o problema técnico voltou a aparecer, obrigado o brasileiro a abandonar a corrida.

“Novamente o carro estava bem e nosso acerto parecia ser o ideal para esta pista”, comentou Lucas. “De repente, o motor perdeu potência e o carro praticamente parou. Tentei retomar a corrida, mas o carro não respondia aos meus comandos. A equipe chegou a pedir para que eu desligasse tudo e tentasse reiniciar o motor, mas já era tarde demais. Fui para o box e fim de história. Toda a equipe técnica está intrigada com o que está acontecendo. Agora teremos 20 dias até a próxima etapa para tentar solucionar isso. Confio na equipe, vamos arregaçar as mangas para isso não se repetir mais”, finalizou Lucas Di Grassi.

A vitória da terceira corrida da temporada 2017-2018 do Mundial de Fórmula EFIA Formula E ficou com o sueco Felix Rosenqvist, da Mahindra Racing, seguido pelo suíço Sebastien Buemi, em segundo e o britânico Sam Bird, em terceiro lugar.

A Fórmula E parte agora para o Continente Sul Americano, em Santiago do Chile, palco da próxima jornada, no fim de semana de três de Fevereiro.

Confira o resultado final do e-Prix:

1 – Felix Rosenqvist, Mahindra Racing, 48:04.751s (25)
2 – Sebastien Buemi, Renault e.dams, +0.945s (21)
3 – Sam Bird, DS Virgin Racing, +5.762s (15)
4 – Nelson Piquet Jr, Panasonic Jaguar Racing, +6.554s (13)
5 – Jean-Eric Vergne, TECHEETAH, +12.238s (10)
6 – Jose Maria Lopez, DRAGON, +16.491s (8)
7 – Nick Heidfeld, Mahindra Racing, +28.381s (6)
8 – Tom Blomqvist, Andretti Formula E, +32.380s (4)
9 – Alex Lynn, DS Virgin Racing, +33.520s (2)
10 – Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport, +40.951s (1)
11 – Mitch Evans, Panasonic Jaguar Racing, +46.278s
12 – Maro Engel, Venturi Formula E Team, +46.915s
13 – Nico Prost, Renault e.dams, +53.099s
14 – Antonio Felix da Costa, Andretti Formula E, +1:01.116s
15 – Jerome D’Ambrosio, DRAGON, +1:13.805s
16 – Luca Filippi, NIO Formula E Team, +1 Lap
17 – Edoardo Mortara, Venturi Formula E Team, +3 Laps
Não concluíram a prova:
Oliver Turvey, NIO Formula E Team
Andre Lotterer, TECHEETAH
Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport

Texto: Cleber Bernuci

Fotos: Audi Communications Motorspor-Divulgação.

Copyright© 2007-2017 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização