Força total em Barber

Acompanhe no Carros e Corridas mais uma Coluna do Helinho, do piloto Helio Castroneves.

Oi pessoal, tudo bom?

Nós do Verizon IndyCar Series vamos terminar o mês de abril da melhor forma possível, que obviamente é acelerando. Neste fim de semana, a terceira etapa do campeonato será no estado do Alabama, que fica no Sul dos Estados Unidos. Será a oitava vez que a categoria correrá Barber Motorsports Park. Já na semana seguinte vamos para o oval de Phoenix, no Arizona. Mas, sobre essa prova, vamos falar sobre ela na semana que vem. O assunto agora é Barber.

Como eu já contei aqui, Barber para mim tem um elemento sentimental bastante grande. É que em 2010, quando a IndyCar correu pela primeira vez nesse misto permanente, venci a prova – foi a minha vitória de número 23 –  e consegui realizar um sonho que eu vinha acalentando já há algum tempo, que era subir ao pódio com a minha filhinha Mikaella. Naquele 11 de abril, ela tinha três meses e meio de vida, mas já foi ao pódio comemorar a conquista do papai aqui. Emocionante e inesquecível para mim.

Depois daquele primeiro lugar, voltei ao pódio mais duas vezes (2012 e 2013, sempre com o terceiro lugar) e fiz também as poles de 2012 e 2015. Sinto-me bem em Barber, que fica num parque muito bonito na cidade de Birmingham e no complexo do circuito, entre outras coisas, tem um belíssimo museu com uma coleção de carros e motos que deixa qualquer um babando.

Após duas corridas, incluindo a pole de Long Beach, estou em sexto lugar no campeonato, com 51 pontos. Isso significa que o campeonato não começou mal para a gente, mas também não é lá essas coisas. Digo que não é uma situação ruim porque o equilíbrio do campeonato faz com que qualquer pontuação, mesmo não sendo tão expressiva, tem sua importância porque, lá na frente, pode fazer uma diferença brutal na hora de decidir o título.

Mas, também, não vou negar. É preciso ir além para não ficar muito distante, em termos de pontos, dos caras que estão mais lá na frente. Eu tenho plenas condições de lutar pela vitória, a dedicação minha e do meu pessoal é total, a experiência do Roger Penske como estrategista também é muito positiva e, então, o negócio é continuar indo para cima, como sempre faço. É que está todo mundo tão perto que, nas corridas, qualquer detalhe faz uma diferença enorme, seja para garantiu um bom resultado ou arruinar a corrida.

Mas isso faz parte do jogo e eu estou na batalha com o mesmo ímpeto de 20 anos atrás, só que agora mais experiente. Então, vamos que vamos e tenho fé que na semana que vem estarei aqui falando de uma corridaça no Barber Motorsports Park, que será mostrada ao vivo pela Band/Band Sports, no domingo, a partir das 16:30 (horário do Brasil).
Até lá!

O site Carros e Corridas integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados. Contatos: americo@diariomotorsport.com.br.

Fotos: Chris Owens/IndyCar-Divulgação.

Copyright© 2007-2017 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização