Novo kartódromo no Ceará já tem pista pronta

Por Robério Lessa – Muitas vezes nos deparamos com situações que nos pegam de surpresa e deixa-nos atordoados. Foi assim que várias pessoas entre pilotos, mecânicos, auxiliares de mecânicos, chefes de equipe, comissários e fiscais de pista, diretores de prova, familiares de pilotos, torcedores e profissionais da imprensa se sentiram no dia 10 de dezembro de 2015.

Nesta data fatídica o Ceará deu adeus ao seu único kartódromo homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) com a destruição de uma pista na qual passaram feras como Ruben Carrapatoso, Renato Russo, Danilo Dirani, Sérgio Jimenez, Olin Galli, André Nicastro e o cearense, Marcus Vinícius Kinho, que conquistara em 2013 seu primei dos quatro títulos brasileiros.

O que ninguém esperava era que pouco mais de um ano após o fim da pista na cidade do Eusébio, um outro município cearense pudesse reunir kartistas para as primeiras voltas em uma pista recém construída.

Distante 163 quilômetros de Fortaleza, a cidade de Morada Nova foi a escolhida pelo empresário Wanderley Nogueira, atual prefeito do município, eleito em 2016, para receber um empreendimento que, segundo ele, terá condições de receber provas internacionais.
É comum ouvirmos que o “cearense é um lutador” e que tem coragem de lutar para conseguir seus objetivos, e foi com esse espírito que Wanderley decidiu criar uma pista onde poucos imaginaram que tal empreendimento fosse levantado.

A grande motivação do empresário em construir o kartódromo foi por conta de seu filho Vinícios Nogueira, que iniciara em 2015 o aprendizado no kart e mostrava habilidade na condução, mas que ficou sem ter onde dar continuidade à sua caminhada dada a destruição da pista no Eusébio.

Wanderley faz perceber em seu olhar a satisfação em ver que na terra árida da cidade da Região do Jaguaribe surge um oásis para o futuro do kart cearense.

“Quando vi a decepção de meu filho ao chegar para treinar e se deparar com aquela pista destruída, aquilo partiu meu coração. Era como se estivessem arrancando um sonho dele. Daí disse para ele que iria construir a pista para ele treinar e seguir seu sonho, e hoje vejo que esse sonho que tenho ajudado a se tornar realidade não é só dele, mas sim de muitas pessoas que amam correr de kart”, afirmou Wanderley.

O primeiro passo foi dado, quando, em janeiro deste ano, foram realizados os primeiros treinos na pista de 1.500 metros com largura de 10 metros e uma reta de 600 metros, com várias possibilidades de traçado. As dimensões da pista foram definidas com o objetivo de garantir a certificação da CBA e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Além disso, segundo revelou Wanderley Nogueira, serão construídos 36 boxes (18 de cada lado na extensão da grande reta), arquibancada, sala de imprensa, torre para direção de prova e salas para administração do kartódromo e outras finalidades, restaurante, lanchonete, hospedaria para os karts e hospedagem para pilotos, mecânicos e preparadores. Outra atração do local será uma pista de terra para UTV, quadriciclo e moto.

Segundo o empresário, o kartódromo deve ser inaugurado em agosto com os festejos de aniversário do município, que completa 141 anos de existência em 2017.

Texto e Fotos: Robério Lessa

Copyright© 2007-2016 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização