Morte em prova de arrancada de caminhões na praia

2Por Robério Lessa – Neste domingo (16), o piloto Edson Beber, de 46 anos, morreu após acidente em uma prova de arrancada de caminhões, na cidade do Balneário Arroio do Silva, litoral de Santa Catarina.

Beber, que foi piloto da categoria Fórmula Sul, campeonato de caminhões disputado em 2010, morreu em decorrência dos ferimentos provocados pelo capotamento de seu caminhão após ter cruzado a linha de chegada da prova realizada em uma pista na praia do município catarinense. A prova integra o calendário de eventos do município é realizada 15 dias após o carnaval.1

A morte do piloto foi noticiada equivocadamente como este já tendo participado da Fórmula Truck. A confusão motivou a direção da categoria a emitir comunicado desmentindo que Edson Beber tenha integrado o seu quadro de pilotos (Confira texto na íntegra no final desta matéria).

Nota PrefeituraO site Carros e Corridas manteve contato com a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), através do número (48) 3248-3033 na tentativa de obter mais informações sobre a prova, cujo regulamento é publicado no site da entidade e a prefeitura do Balneário Arroio do Silva faz citação ao seu nome em nota de pesar (veja na imagem ao lado) pelo falecimento do piloto.

Uma funcionária que se identificou apenas como Jéssica, informou-nos que qualquer dado sobre a prova deveria ser solicitado diretamente à Prefeitura, sem nos fornecer qualquer contato de assessoria de imprensa e desligando o telefone. Quando retornamos a ligação o telefone dava sinal de ocupado.

No regulamento publicado no site da FAUESC (cliquregulamento 2e aqui), da 23ª edição, (imagem ao lado) é possível ver que alguns itens relativos à segurança do piloto não se assemelham aos da maioria das provas de automobilismo. “7.1 – Nas provas, somente o piloto, será permitido na cabine do caminhão. 7.2 – Os pilotos deverão, antes da largada, passar obrigatoriamente por teste de bafômetro estando sujeito à desclassificação se não estiver dentro do limite máximo exigido pela legislação de trânsito vigente. 7.3 – Na área de escape é expressamente proibida a aceleração dos veículos assim como execução de manobras perigosas. Ao passar pela linha de chegada, o piloto deverá manter seu veículo na pista a qual largou até o final da mesma em caso de falta de freios o mesmo deve acionar o freio motor e efetuar o desligamento do caminhão com as marchas engatadas.7.4 – Os pilotos deverão obrigatoriamente estar equipados com cinto de segurança e calçados fechados. 7.5 – Será obrigatório o uso de equipamentos de segurança no veículo determinados pela legislação de trânsito vigente, ex.: extintor de incêndio dentro da validade.” (SIC).

O site Carros e Corridas também manteve contato com a Confederação Brasileira de Automobilismo, por meio de sua assessoria de imprensa, que informou divulgar qualquer comunicado assim que a entidade se pronunciar.

Confira o comunicado emitido pela direção da Fórmula Truck.

A direção da Fórmula Truck lamenta o acidente que vitimou neste domingo (16) o piloto Edson Beber durante uma disputa de Arrancada de Caminhões em Arroio do Silva, litoral de Santa Catarina. A categoria entende que acidentes fazem parte das modalidades esportivas de velocidade e que por vezes as circunstâncias ou falhas na segurança suscitam o estigma da tragédia.

Cumpre informar, ao contrário de informações divulgadas por veículos de comunicação de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que apresentaram a vítima como “ex-piloto da Fórmula Truck”, que Edson Beber jamais treinou, testou ou competiu em um caminhão da Fórmula Truck.

Esclarecida a desinformação, a direção da Fórmula Truck externa seu sentimento de solidariedade a familiares e amigos de Edson Beber, acreditando sempre que o investimento em segurança, a aplicação de normas rígidas e a utilização de equipamentos de proteção indicados e obrigatórios são imprescindíveis e constituem o melhor caminho para evitar acidentes fatais.

Atenciosamente
Fórmula Truck

Imagens: Reprodução do Youtube/Reprodução do site da Prefeitura do Balneário Arroio do Silva e da FAUESC

2007-2014 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização