Paraná sedia três competições estaduais de kart em 2014

Rubens Gatti36Em reunião realizada no último sábado (25) com a diretoria da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), em Guarapuava, os representantes de clubes que organizam as competições de kart no Paraná elaboraram o calendário de todas as competições no Estado, decidiram manter a mesma fórmula do Campeonato Paranaense e criaram o Campeonato Paranaense Light. Eles também confirmaram que a Copa Paraná e o Paranaense Light vão ter motores sorteados em todas as categorias. O Paranaense e a Copa Paraná continuam como seletivas para a Copa das Federações, classificando o campeão e o vice-campeão de todas as categorias.

A reunião contou com representantes dos clubes de Pato Branco, Pinhais, Francisco Beltrão, Cascavel, Cascavel, Campo Mourão, Irati, Guarapuava e Londrina. Representaram a FPrA o presidente Rubens Gatti e o diretor do Departamento de Kart Alexandre Lagana.

Os presidentes de clubes assumiram o compromisso de levar cinco pilotos a cada uma das etapas do Campeonato Paranaense e da Copa Paraná. Aqueles que não atingirem este objetivo vão pagar cinco inscrições ao clube que sediar a etapa. Os presidentes também assumiram o compromisso de incentivar a criação de escolinhas de kart em suas cidades.

Calendários

A temporada de kart no Paraná começa com a etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro. A prova aontece nos dias 8 e 9 de março, em Cascavel.

O Campeonato Paranaense vai ser disputado em três etapas. A primeira no Kartódromo Raceland, em Pinhais, nos dias 8 e 9 de junho; a segunda em Campo Mourão, nos dias 20 e 21 de setembro; e a terceira e decisiva em Pato Branco, nos dias 15 e 16 de novembro. As duas etapas finais têm pontuação progressiva.

Já o Campeonato Paranaense Light vai ter apenas duas etapas. A abertura nos dias 29 e 30 de março, em Londrina; e a segunda está marcada para os dias 29 e 30 de novembro, em Cascavel.

A Copa Paraná vai ser disputada em quatro etapas, a serem disputadas em Pato Branco, nos dias 12 e 13 de abril; Francisco Beltrão, 17 e 18 de maio; Cascavel, 16 e 17 de agosto; e a quarta e última etapa em Guarapuava, nos dias 18 e 19 de outubro.

Decisões dos presidentes

Segundo Rubens Gatti, presidente da FPrA, todas sugestões e decisões foram dos presidentes dos clubes. “Vamos experimentar algumas coisas novas, como o Paranaense Light e o sorteio de motores na Copa Paraná e no Light. A gente nunca tem uma fórmula pronta. Com o empenho dos clubes, acreditamos que a temporada vai ser excelente. A Copa Paraná e o Paranaense continuam servindo de seletiva para a Copa das Federações”, acentua Rubens Gatti.

Texto: SDS/Divulgação

Foto: Orlei Silva/Divulgação