Câmbio automático equipa Novo Gol e Voyage

A Volkswagen está lançando os modelos com transmissão automatizada mais acessíveis do mercado nacional. Trata-se do Novo Gol I-Motion e Voyage I-Motion, ambos equipados com motor 1.6, que estarão disponíveis a partir de novembro em toda a rede de concessionárias da marca no País.

O Novo Gol 1.6 I-Motion tem preço de R$ 34.605, e o Voyage 1.6 I-Motion, R$ 37.090. Os dois modelos oferecem ao motorista mais conforto ao dirigir por um custo bem menor do que o dos carros equipados com câmbios automáticos tradicionais.

A transmissão ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox, câmbio automatizado seqüencial) do Novo Gol e do Voyage é a mesma utilizada no Polo I-Motion, que tem como base a conceituada transmissão MQ 200, fabricada em Córdoba, na Argentina. Ela soma à resistência, durabilidade e suavidade no acionamento características desse câmbio, a conveniência das trocas de marchas e acionamento da embreagem por meio de um sistema eletroidráulico. O conforto e facilidade de uso são similares aos câmbios automáticos tradicionais, com conversor de torque ou continuamente variáveis (CVT), mas com vantagens no que diz respeito ao preço e custo de manutenção.

O câmbio automático conta com cinco marchas, diferentemente da maioria dos câmbios automáticos tradicionais disponíveis no Brasil, mesmo em segmentos superiores de carros nacionais ou importados, que dispõem apenas de quatro. Este é um dos fatores que contribuem para o melhor aproveitamento do motor, dando agilidade ao carro e, ao mesmo tempo, ajudando a economizar combustível e a reduzir as emissões.

A popularidade do câmbio automático no mercado brasileiro tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. O número de veículos nacionais equipados com este tipo de transmissão passou de 2% das unidades fabricadas em 2000 para 7% em 2008. Desde então, a gama de modelos automáticos ofertados cresceu de apenas 6 para 32 e a projeção para 2009 já aponta para 8% de participação nas vendas. Foto:Divulgação.